Cinthia Haddad

(Cinthia Albatroz- Nirban Kaur - Palhaça Cililipo)

Atriz - Palhaça - Contadora, Fantocheira e Mascareira, Cantora, Pianista e Violonista, Autora de histórias, Compositora musical, Terapeuta Ayurvédica, Holística, Consteladora Familiar (grupo e individual), Instrutora de Kundalini Yoga, Arte Educadora Social, aprendiz da dança indiana e oriental, produtora cultural, cozinheira e empreendedora social. 

 

Criadora do SISE - Sistema Sintonia da Essência - um sistema de doze metodologias integrativas em terapia, arte e educação com o objetivo de promover o alinhamento da Consciência. Fundou a Produtora, Editora e Ateliê de Criação CriEnCantos e a marca de produtos ayurvédicos e ecosustentáveis, Medicina da Natureza.

 

Pesquisadora do Sistema Védico, Psicologia de Arquétipos, Mitos e Psicologia Junguiana, Terapias Sistêmicas de Bert Hellinger, Terapias Vibracionais e Quânticas, Musicoterapia, Naturologia, Psicologia e Ciência Esotérica, Tarot e Astrologia, Tradições Nativas Xamânicas, Tradições Culturais e Religiosas, Danças Orientais, Teatro de Formas Animadas (Fantoches, teatro de sombra, máscaras e palhaço), Teatro-Ritual, Cantos e movimentos curativos, Cultura Popular,  Pedagogia waldorf e ecopedagogia, permacultura e sustentabilidade.


Desde cedo desenvolveu uma relação de auto conhecimento unindo a Espiritualidade com a Arte. Aos nove anos iniciou estudos com piano, aos 12 anos, buscou cursos de teatro, fazendo sua primeira peça aos 15 anos.

*Formada em Artes Cênicas pela UEL (1999-2004). Neste período participou do Grupo Pernas de Pau Mezanino, dirigido por Paulo Braz. O grupo realizou dois espetáculos com atores em pernas de pau e se apresentou em festivais de teatro do Brasil, como FILO Londrina, São José dos Campos (FIT), FETAERJ (Aldeia do Arco Zelo/RJ, Dourados/MS e realizou parceria com a Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro). Também participamos dos eventos e do filme Gaijin 2 dirijido por Tizuka Yamazaki e diversas performances para eventos em Londrina/PR, dentre elas, uma performance criada para o lançamento do filme Terra Vermelha de Ruy Guerra.

Foi professora de interpretação, improvisação, expressão vocal e sonoplastia na UFPR (2005 e 2008), período em que pesquisou com alunos e obteve uma formação esparsa em cursos intensivos na técnica da Máscara, Expressão Corporal e Vocal, com várias referencias nacionais e internacionais (Odin Theater, Lume Teatro, Barracão Teatro, Grupo Moitará, Ésio Magalhães, Aldevane Néa, Roberto Innocente, Phliph Crowford, Louis Lois, Silvana Abreu, entre outros). Aprofundou-se na Máscara Minima que é a Mascara do Palhaço ("Clown") e seus respectivos ritos iniciáticos, em oficinas com vários mestres e práticas de rua além de desenvolver as formas animadas, com teatro de fantoches e sombra.

Iniciou também no período da Universidade o estudo da bioenergia, xamanismo, esoterismo, rituais e espiritualidade dentro do teatro. Como estudante de Artes Cênicas se interessou em estudar as pesquisas da Antropologia Teatral de Eugenio Barba (estudo de princípios de várias culturas); Teatro como Veículo e os Princípios do Ator Santo de Grotowski que utiliza o teatro como ferramenta para transiluminação; Teatro Físico (performance e dança-teatro); Teatro de Máscaras pela pesquisa de Jacques Copeau, Jacques Lecoq; Mímica Corporal de Decroux e treinamentos corporais e vocais do Grupo LUME. Seu trabalho de conclusão de curso abordou pesquisas em psicologia corporal de Wilhelm Reich e terapias bioenérgicas de Alexander Lowen.

Como musicista, estudou piano clássico por vários anos e aprofundou-se na técnica de canto. Participou por quatro anos do coral da UFPR, sob regencia de Alvaro Naldony, desenvolvendo estudos sobre canto e voz. Estudou disciplinas de composição e arranjos, na UFPR em Curitiba e na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Atualmente aluna de violão do conservatório Padre José Maria Xavier, em SJDR/MG.


Entre 2009 e 2012, fez formação no Sistema Medicinal da Índia, formando-se como Terapeuta Ayurveda e Instrutora de Kundalini Yoga, dedicando-se ao aprofundamento da Ciência Védica e atender a serviço da cura desde então. Terapeuta Ayurveda pela Escola de Yoga Brahma Vidyalaya, Internacional Academy of Ayurveda, Anam Cara, em um curso de 400 horas com estágio supervisionado em PanchaKarma. Instrutora de Kundalini Yoga (Nanak Instituto de Yoga),  pelo prof. Akal Muret Singh, GuruSandesh Kaur, entre outros. Estou Gurumuk com Mestre Indiano Parvinder Singh Kalsa. Neste período foi musicista integrante do Grupo Shabad, cantando mantras e cantos devocionais.

É também aprendiz da Dança Oriental, com práticas de dança do ventre, cigana, e segue se aprofundando na dança-teatro indiana (Bharatanatyan) e fez cursos com mestras como Krishna Sharana, Raphael Lopes e atualmente recebe orientação da mestra Ananda Govinda se aprofundando em aulas regulares e cursos.

Em 2010 idealizou o projeto Religarte, festival de arte e espiritualidade, e produziu em parceria com Macaia Produções e Radha Lopes, 2 pré-eventos, e o evento em si, no Centro de Criatividade de Curitiba e teatro Cleon Jacques, totalizando 400 pessoas entre 10 apresentações e shows artísticos. Este projeto teve apoio da Fundação Cultural de Curitiba. No mesmo ano, lança o projeto teatro místico, com produção de 3 eventos temáticos de arte, culturas e espiritualidade. Conta com apoio da AYPAR (associação de Yoga do Paraná, Unipaz-Curitiba e Estudio Mandala em Florianópolis/SC.
Em 2013 muda-se para a Florianópolis/SC para administrar o Mandala Estúdio de Yoga no Campeche. Inaugura o Espaço Artista Holístico, e passa a atender como terapeuta ayurveda, instrutora de yoga e terapias com arte e arquétipos, no Centro Cultural Aldeia Indigo, Centro Arvore Raíz e Ateliê Panapaná. Lança em 2017 o Curso Jornada da Máscara Sagrada e participa como terapeuta do Projeto Amanhecer, na UFSC.

Nesta jornada de auto-conhecimento e pesquisa, participou e foi iniciada em grupos espirituais, participando de retiros e vivências em comunidades no Brasil, Sibéria e Uruguai, recebendo orientação de monjas, xamãs e sacerdotes. Por anos foi ativamente coligada a comunidade Figueira em MG,  se aprofundando nos estudos pela instrução de José Trigueirinho Neto. Participou em Florianópolis dos Projetos da Rede Luz Planetária e do III Festival Juventudade pela Paz, em 2017.

Em 2017 e 2018, fundou a marca Medicina da Natureza, produzindo produtos ayurvédicos.  Teve experiencia como culinária vegana e com a marmitaria Flor de Maria em Garopaba/SC.

*Desde 2015 partticipa de rodas de constelação familiar periodicamente, tendo participado de inúmeras delas, como constelanda e como auxiliar. Pelas profundas experiências vividas de cura e de ter incorporado profundamente a constelação na forma de viver e trabalhar, e fez formação de Consteladora Familiar  pelo Instituto Thymos a Cura pelo Coração, coordenado por Ana Cláudia Freitas, em todas as modalidades, com 300 horas/aula.

*Tem ampla experiência com arte educação, trabalhando com turmas de várias faixas etárias, em projetos sociais e educativos da prefeitura (Rede da Cidadania em Londrina PR / Comunidade Escola em Curitiba/PR, professora de Artes para o Ensino Fundamental no Colégio Reino Azul em São José/SC. Em Garopaba/SC foi professora de musicalização infantil no Colégio Curupira, foi professora de música e teatro em inglês, para a escola Language Arts e participou como oficinas e apresentação na ONG Monitoramento Mirim Costeiro (MMC).  Em 2019, mudou-se para Minas Gerais e trabalhou como arte educadora social na APAE de São João del Rei e apresentou show musical com teatro de fantoches na Escola Psicomotora.

*Realizou projetos volunátrios e sociais, com idosos, crianças e famílias, para desabrigados de enchentes, com o grupo Guerreiros da Paz, em Antonina/PR (2010); na Pastoral da Criança e Costeira de Pirajubé (2013-2016); voluntária de Lar de Idosas SEOVE em Florianopolis/SC.

*Atende como Terapeuta Ayurveda para famílias, ministra aulas e vivências de Yoga, Meditaçao. Realizou cursos e paletras de Ayurveda e Yoga, em Londrina/PR, Centro Arvore Raíz SC e Solar da Baronesa, fundação cultural da UFSJ/MG.

*Facilita Círculos de Cura para o Resgate do Sagrado Feminino, em terapias individuais e em grupo, atendendo mulheres em diversas cidades de SC, PR, MG. Em vários formatos de jornada com arquétipos e todas as ferramentas de artes e terapias que possui.

*Ministra imersões com jornadas terapêuticas, entre elas um mergulho profundo para desenvolver o Palhaço, integrando terapias as técnicas de clown e palhaçaria. Realizou oficinas em Curitiba/PR, Guarapuava/PR (Jardim  das Essências), Viamão/RS (Sítio Terra Zen)e na Pousada Kundalini (Florianópolis/SC).

*Em 20 anos canaliza e estuda a cura, a arte e a educação, procurando integrar ferramentas diversas, o que culminou no desenvolvimento do SISE - Sistema Sintonia da Essência com Doze Métodos Integrados para Desenvolver a Consciência.

Segue com suas pesquisas, aulas, cursos, atendimentos, criações e apresentações multiartísticas elaborando metodologias integrativas sempre com o propósito de compartilhar conhecimentos e democratizar o acesso de terapia, arte e educação para comunidades de baixa renda e escolaridade, elaborando projetos.

*Desde março de 2021, lançou o canal virtual Cici Albatroz, no instagram e youtube, promovendo eventos, lives, apresentações, entrevistas, festivais e produção de conteúdos online.